quinta-feira, 17 de maio de 2012

O Médico e o Monstro - Robert Louis Stevenson



Nome da Obra: O Médico e o Monstro
Autor: Robert Louis Stevenson
Resumo da Biografia: Nasceu em Edimburgo, na Escócia. Fez faculdade de direito, mas ele achava que não tinha jeito para isso, e acabou se tornando escritor, ao contrário do desejo de seu pai, que queria que ele se tornasse engenheiro civil. Logo após, passou a viver na boemia depois de contradizer a religião de seus pais. Também ficou doente de tuberculose, assim como muitos outros autores que viveram aproximadamente na mesma época.
Data: 1886
Movimento Romântico: 2ª Geração
Resumo da Trama: A história gira em torno do médico Dr. Jekyll, que começa a se comportar de maneira estranha. Mr. Utterson, amigo de Jekyll e advogado, começa a se preocupar, ainda mais por estar com posse do testamento de seu amigo. Enquanto isso, aparecem relatos de que um homem está tomando atitudes ruins contra a população da cidade, e Mr. Utterson começa a ficar intrigado pelo envolvimento que Dr. Jekyll tem com esse homem, denominado Mr. Hyde, e como Jekyll o trata "benevolente". Ao longo da história, Sr. Davens, membro do parlamento londrino, morre e a culpa acaba indo para Mr. Hyde, pois Mr. Utterson começa a suspeitar dele, por causa de tê-lo visto diversas vezes usando um cheque com o nome de Jekyll, e entrando na casa do amigo. E então, Mr. Utterson decide ver o que está acontecendo, e vai até a casa do doutor. No final, Jekyll revela que ele e Mr. Hyde são a mesma pessoa, e que isto aconteceu por causa de uma tragédia em seu laboratório, e que o único jeito de matar Hyde era se suicidando, pois assim, ele irá se matar,  mas ao mesmo tempo irá matar aquele mal que compartilhava o seu corpo e a sua mente.
Adaptações: Houveram filmes sobre a obra, por exemplo, o filme estadunidense "O Médico e o Monstro" de 1941, que foi um dos que tiveram maior repercussão e que também foi um remake de outro filme de mesmo nome, de 1931. Também tivemos outras adaptações no cinema, nos anos de 1920 e 1995, e houveram também seriados televisivos, em 1999, 2002 e 2008.




Imagens:



Pôster de um dos filmes do Médico e o Monstro


Robert Louis Stevenson, autor da obra


Cena do filme mais antigo já feito sobre a obra (1920), o qual mostra Hyde, à direita, e o proprietário de um estabelecimento, à esquerda.






terça-feira, 15 de maio de 2012

O Barril de Amontillado - Edgar Allan Poe

Nome da Obra: O Barril de Amontillado
Autor: Edgar Allan Poe
Resumo da Biografia: Nasceu em Boston e acabou ficando órfão cedo, era muito perturbado e se tornou um dois maiores escritores dos Estados Unidos, sendo reconhecido como um dos precursores da literatura de ficção científica e fantasiosa (fantástica) modernas.
Data: 1846
Movimento Romântico: 2ª Geração
Resumo da Trama: Um membro da família Montresor ( família rica e muito respeitada) acaba sendo insultado por seu amigo, Fortunato, e decide se vingar, pois acha que o amigo não só o ofendeu, mas como ofendeu a sua família também. Ele fica planejando a sua vingança durante muito tempo, cinquenta anos para ser mais exato, e ela foi muito bem tramada: Durante uma festa, na qual Fortunato já estava bêbado, Montresor, sabendo do conhecimento que Fortunato tinha sobre vinhos, falou para o amigo o acompanhar para que ele descobrisse se o barril que havia recebido era do vinho Amontillado, o homem só aceitou, pois Montresor havia dito que se ele não fosse, chamaria Luchesi em seu lugar, e Fortunato tinha inveja de Luchesi. No final, Montresor consegue completar a sua vingança, enterrando-o vivo no nicho da adega, utilizando pedras de construção e argamassa.
Adaptações: Por conta da excelente ficção criminal entrelaçada no conto, houve muitas adaptações de filmes e seriados que também tinham como tema principal o suspense criminalístico.


Imagens:


Montresor e Fortunato



Arte conceitual destacando Edgar Allan Poe 


Revista em quadrinhos do "Barril de Amontillado"


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Noite na Taverna - Álvares de Azevedo


Nome da Obra: Noite na Taverna
Autor: Manuel Antônio Álvares de Azevedo
Resumo da Biografia: Passou a infância no Rio de Janeiro, mas foi para São Paulo estudar em uma faculdade de direito, traduzindo obras de Lord Byron e Shakespeare, fundando uma revista e iniciando um de seus grandes poemas, O Conde Lopo. Mas, infelizmente, descobriu que estava com tuberculose pulmonar, por causa da queda de um cavalo que havia sofrido, e assim, faleceu com apenas 21 anos de idade.
Data: 1855
Movimento Romântico: 2ª Geração
Resumo da Trama: Cinco amigos se reúnem em uma taverna, e começam a falar sobre histórias que presenciaram, as quais envolvem o amor e a morte, sempre terminando em algum fim trágico. Ao decorrer da história, e já perto do fim da própria, os fatos os quais os homens haviam relatado começam a se entrelaçar e acabam descobrindo que as mulheres que foram citadas em suas histórias, são uma mesma mulher.
Adaptações: Houve filmes baseados na trama do livro.




Imagens:


Capa de um dos livros adaptados do livro original de "Noite na Taverna"


Uma das cenas presentes no livro, quando os amigos já estão bêbados


Álvares de Azevedo, o autor da obra





                                                

O Gato Preto - Edgar Allan Poe

Nome da Obra: O Gato Preto
Autor: Edgar Allan Poe
Resumo da Biografia: Nasceu em Boston e acabou ficando órfão cedo, era muito perturbado e se tornou um dois maiores escritores dos Estados Unidos, sendo reconhecido como um dos precursores da literatura de ficção científica e fantasiosa (fantástica) modernas.
Data: 1843
Movimento Romântico: 2ª Geração
Resumo da Trama: Um homem jovem se casa e adota um gato preto. Num surto de raiva devido ao seu alcoolismo mata arranca o olho de seu gato e então enforca-o...
Adaptações: Filmes, curtas e até mesmo referências em séries famosas de TV como "Os Simpsons".














Imagens:


Capa do Livro de Contos de Poe no Brasil



Cena do Conto

Edgar Allan Poe

Werther - Goethe

Nome da Obra: Os Sofrimentos do Jovem Werther
Autor: Von Goethe
Resumo da Biografia: Se apaixona pela noiva de um amigo seu e então escreve essa obra, logo depois se arrependendo de ter publicado.
Data: 1774
Movimento Romântico: 2ª Geração
Resumo da Trama: Werther se apaixona pela noiva de um homem ao qual ele muito admira. O amor impossível dos dois acaba causando mutio sofrimento em Werther...
Adaptações: Houve filmes
















Imagens: 
Quadro de Werther


Capa do Livro em Alemão

Poster do Filme em Alemão



Exercícios: Não tem =[

Amor de Perdição - Castelo Branco


Nome da Obra: Amor de perdição
Autor: Camilo Castelo Branco
Resumo da Biografia: Ficou órfão muito cedo, casou-se aos 16 depois e depois foi preso por adultério. Escreveu "Amor de Perdição" durante a prisão.
Data: 1862
Movimento Romântico: 2ª Geração
Resumo da Trama:  Simão e Teresa são casal de jovens que se apaixona, mas são impedidos de viver esse romance, pois suas famílias se odeiam e Mariana ajuda o jovem a conseguir se comunicar por cartas mesmo sabendo que seu amor não é compreendido.
Adaptações: Houveram novelas e um filme




Imagens:

Camilo Castelo Branco
Poster do Filme "Um Amor de Perdição"

Capa de uma das Edições do Livro

Exercícios:

  1. (UEL) Sobre Amor de perdição, do escritor português Camilo Castelo Branco, assinale a alternativa INCORRETA:(A) Amor de perdição é uma novela ultra-romântica, marcada pelo sentimento passional e pelo idealismo amoroso, confirmando, assim, duas das principais características do período, que foram o subjetivismo e a luta individual do herói. (B) Narrada em terceira pessoa, a novela segue as convenções tradicionais da narrativa de ficção, como a sequência temporal dos acontecimentos e a linearidade do enredo, apresentando também referências históricas e biográficas. (C) O ultra-romantismo da novela é quebrado por tendências realistas observadas no posicionamento da personagem Mariana e na forma pouco subjetiva como a realidade é tratada numa ficção documental. (D) Mariana é a principal agente de comunicação entre Simão e Teresa, figurando como personagem auxiliar que promove a união amorosa entre os dois adolescentes apaixonados, embora não possa dela participar. (E) A personagem Mariana, encarnando o amor romântico, com pureza e resignação, e a personagem Teresa, representando a mulher inacessível e idealizada, encontram na morte a plenitude do amor idealizado, nesta novela da segunda fase romântica da literatura portuguesa.
2. (ENC-SP) Amor de perdição é uma obra tipicamente romântica porque nela Camilo Castelo Branco valoriza: a) o sentimento nativista, presentes na recusa de Simão e Teresa em fugirem de Portugal, apesar de perseguidos pela justiça.
b) a natureza, como fonte de vida e inspiração, em que Simão se refugia,no final da obra, quando não pode mais ter acesso a Teresa.
c) os valores espirituais do Cristianismo, a que Simão se apega quando é condenado ao degredo.
d) o mundo das paixões, o excesso de sentimentos, evidentes no modo violento como Simão assassina Baltazar Coutinho.
3. Em Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, a) Simão ficou indeciso entre o amor de Mariana e o de Teresa.
b) Simão rejeitou a oportunidade que lhe foi oferecida para livrar-se do desterro.
c) a apresentação do pai e de suas origens justifica o orgulho que a família de Simão ostenta.
d) o autor revela grande respeito pelas instituições religiosas de seu tempo.
e) Ritinha, irmã mais nova de Simão, abandonou a família para apoiá-lo em suas dificuldades.
4. Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, é considerado uma obra:
a) Romântica, da 2ª Geração.
b) Romântica, da 3ª Geração.
c) Romântica, da 1ª Geração.
d) Realismo.
e) Barroco.

5) Assinale a alternativa INCORRETA sobre ‘Amor de Perdição’.a) Os fatos se encadeiam até atingir o final feliz, característico da literatura romântica.
b) Trata-se de uma novela passional narrada em terceira pessoa.
c) A base da narrativa se estabelece na relação amorosa entre Simão Botelho e Teresa Albuquerque.
d) É uma espécie de Romeu e Julieta português, em que a relação amorosa de dois jovens é impedida por questões familiares.
e) Seus personagens principais são típicos heróis românticos.

Respostas:

1-) C
2-) D
3-) C
4-) A
5-) A


domingo, 13 de maio de 2012

Fraken Stein - Mary Shelley


Nome da Obra: Frankenstein
Autora: Mary Shelley
Resumo da Biografia: Teve a ideia num desafio feito entre ela e vários escritores (incluindo o famoso lord byron), não publicou o livro originalmente com seu nome para não sofrer preconceito por ser mulher, teve uma vida difícil perdendo várias pessoas como seu marido e seu filho.
Data: 1818
Movimento Romântico: 2ª Geração
Resumo da Trama: Viktor Frankenstein, um cientista egoista, da vida a uma criatura feita de pedaços costurados de cadáveres humanos e depois, arrependido, abandona a criatura. O monstro, sentindo-se sozinho e abandonado, resolve então matar seu criador e pegar o nome dele para poder viver em sociedade.
Adaptações: Até hoje são feitos filmes e referências sobre a obra.



Imagens:

Imagem da criatura



Tira comercial fazendo referência à obra


Manga "Soul Eater" como o Personagem "Franken Stein"


Exercícios:






Frankenstein, ou o Moderno 2.____________, é um romance 9._______ criado por Mary 6._________, considerada a primeira obra de 1._______ científica. O livro conta sobre a trágica história de 11.________ Frankenstein, um estudante das ciências naturais que resolve tentar superar a morte criando um ser perfeito. Porém, após dar vida a esse ser, sente repulsa da criatura e a abandona. A criatura sofre com a 10._________ da sociedade e então, resolve se vingar do criador e mata o 3.________ dele. Após isso, existem vários encontros do criador e da criatura tentando resolver seus problemas. Mary, como boa romântica, é contra o racionalismo do iluminismo e valoriza o homem 8.__________. Também faz uma crítica a 12.___________ sem moral nem ética e a visão do homem como 4.__________ que poderia ser até “ligado na 7._________ elétrica”. Há vários filmes e séries que fazem intertextualidade com a obra, tal como 5.______________.


1)Analise as seguintes afirmações:
I. Victor deu o nome de Frankenstein à criação por ser seu filho
II. Foi publicado em 1818
III. Primeira obra considerada de ficção científica
Estão corretas:
  1. Apenas I
  2. Apenas II e I
  3. Apenas II e III
  4. I, II e III
  5. N.d.a

2) Segundo o livro, o monstro:
a) Era verde com pinos na cabeça
b) “Nasceu” com má índole
c) Foi acolhido pela família que observava
d) Não tinha sentimentos
e) n.d.a.


Respostas:

1- Ficção
2-Prometeu
3-Irmão
4-Máquina
5-Frankenwinnie
6- Shelley
7-Energia
8-Sensível
9-Gótico
10-Rejeição
11-Viktor
12- Medicina

1-) C
2-) E

As Pupilas do Senhor Reitor - Júlio Dinis

 
Nome da Obra: As Pupilas do Senhor Reitor
Autor: Júlio Dinis
Resumo de Biografia: Ficou famoso após escrever essa obra, escreveu mais duas logo depois e então morreu de tuberculose com 32 anos.
Data: 1866
Movimento Romântico: 3ª Geração
Resumo da Trama: Margarida e Daniel se apaixonam quando crianças, mas Daniel vai estudar medicina em outra cidade e eles só se reencontram muitos anos depois para o casamento do irmão de Daniel, Pedro, com Clara, a meia irmã de margarida. Então que Daniel se apaixona por Clara e esquece de Margarida...
Adaptações: Houveram novelas tanto brasileiras como portuguesas.




Imagens: 


Capa da Adaptação Brasileira do Livro


Júlio Dinis :3


Adaptação Portuguesa da Obra



Exercícios:

1-) Júlio Dinis, em sua obra, cria várias personagens completamente opostas umas às outras. Um exemplo dessas personagens é:

  1. O Reitor e Margarida
  2. João Semana e Clara
  3. Joana e o Reitor
  4. Margarida e Clara
  5. Clara e Pedro

2-) Para qual público alvo a obra é principalmente direcionada?

  1. Principalmente as Mulheres
  2. Filósofos Gregos
  3. Padres e Reitores Portugueses
  4. Principalmente aos Nobres, já que só eles sabiam Ler

3-) A trama principal da obra envolve o amor entre:

  1. O Reitor, um padre da pequena vila, e Clara, uma professora
  2. Pedro, um fazendeiro, e Joana, uma criada
  3. Margarida, que viveu no campo sua vida toda, e Daniel, que passou a maior parte de sua vida na cidade e não se lembra de sua vida no campo
  4. Clara, uma menina triste e solitária, e Daniel, que se tornou mulherengo após ir morar na cidade
  5. Margarida, que viveu na cidade sua vida toda, e Daniel, que passou a maior parte de sua vida no campo e não se lembra de sua vida na cidade

4-) Explique por que Júlio Dinis escreveu sua obra, originalmente, em formato de Folhetim e quais eram suas técnicas para atrair a atenção dos leitores:

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


5-) “Aquele que mais anda não é aquele que rema mais, mas sim aquele que é soprado por bons ventos” . Na obra o Sr. Reitor esta sempre envolvido na vida das personagens e dando bons conselhos. Ele representa:

  1. Um fofoqueiro intrometido
  2. A voz da razão das personagens
  3. Um grande filósofo
  4. Um simples padre

Respostas:

1-) D
2-) A
3-) C
4-) Porque atingia uma grande variedade de público já que poderia ser lido rapidamente em qualquer lugar. Usava muito do drama e da comédia.
5-) B







sábado, 12 de maio de 2012

O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde

Nome da Obra: O Retrato de Dorian Gray
Autor: Oscar Wilde
Resumo de Biografia: Nascido em Dublin, foi preso por ter tido relações homossexuais, escreveu algumas obras na prisão e depois adotou o pseudônimo de Sebastian Melmouth.
Data: 1890
Movimento Romântico: 3º Geração
Resumo da Trama: Dorian Gray é um jovem rico e bonito que tem sua imagem retratada em um quadro pintado por Basil, o tempo passa e Dorian percebe que o quadroesta envelhecendo e ficando diferente enquanto ele continua o mesmo...
Repercussão: Foi muito grande, fazendo uma grande crítica a sociedade fútil da época.
Adaptações: Houveram uma grande quantidade de filmes






Imagens: 
Filme Dorain Gray - 1945


Capa de uma das publicações do livro

Filme Dorian Gray - 2009



Escrava Isaura - Bernardo Guimarães

Capa de uma das publicações
Nome da Obra: Escrava Isaura.
Autor: Bernardo Guimarães.
Resumo de Biografia: Nascido em Minas Gerais. Morreu com 58 anos e se destacou como escritor de prosa de ficção. É dono da 5ª cadeira da academia brasileira de letras.
Data: 1875
Movimento Romântico: 3ª Geração
Resumo da Trama: Isaura é uma escrava branca que se apaixona por Álvaro, um homem rico que carrega um sentimento abolicionista. Infelizmente o dono de Isaura, Leôncio, não aceita que esse amor exista por também ser apaixonado pela moça...
Repercussão: Na época em que o abolicionismo estava ganhando força esse livro deu muito o que falar e proporcionou grandes discussões sobre o tema.
Adaptações: Algumas novelas foram criadas a partir da obra.


Imagens:
 
Novela Escrava Isaura - 2004


Novela Escrava Isaura - 1976


Capa da Trilha Sonora da Novela


Isaura =[

Exercícios:

1- Caracterize cada um dos personagens abaixo:
a) Isaura: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Leôncio: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Comendador Almeida: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Malvina: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e) Belchior: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Do que se trata a obra, e por que o autor escolheu falar sobre esse assunto? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Em que geração(s) do romantismo a obra se encaixa e porque? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- De acordo com a imagem e com o que você sabe do livro, você acha que o livro trata também a questão do preconceito e a desvalorização da mulher na época?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________  

Respostas: 

1-a) Heroína, Pura, Bondosa
b) Insensível, Mau Caráter, Devasso
c) Avarento, Canalha
d) Bondosa, Elegante, Idependente
e) Despresível, Grosseiro

2-) Escravidão e o Pensamento Abolicionismo

3-) Principalmente na 3ª

4-) Sim, mostra até a independência que as mulheres estavam ganhando na época