terça-feira, 15 de maio de 2012

O Barril de Amontillado - Edgar Allan Poe

Nome da Obra: O Barril de Amontillado
Autor: Edgar Allan Poe
Resumo da Biografia: Nasceu em Boston e acabou ficando órfão cedo, era muito perturbado e se tornou um dois maiores escritores dos Estados Unidos, sendo reconhecido como um dos precursores da literatura de ficção científica e fantasiosa (fantástica) modernas.
Data: 1846
Movimento Romântico: 2ª Geração
Resumo da Trama: Um membro da família Montresor ( família rica e muito respeitada) acaba sendo insultado por seu amigo, Fortunato, e decide se vingar, pois acha que o amigo não só o ofendeu, mas como ofendeu a sua família também. Ele fica planejando a sua vingança durante muito tempo, cinquenta anos para ser mais exato, e ela foi muito bem tramada: Durante uma festa, na qual Fortunato já estava bêbado, Montresor, sabendo do conhecimento que Fortunato tinha sobre vinhos, falou para o amigo o acompanhar para que ele descobrisse se o barril que havia recebido era do vinho Amontillado, o homem só aceitou, pois Montresor havia dito que se ele não fosse, chamaria Luchesi em seu lugar, e Fortunato tinha inveja de Luchesi. No final, Montresor consegue completar a sua vingança, enterrando-o vivo no nicho da adega, utilizando pedras de construção e argamassa.
Adaptações: Por conta da excelente ficção criminal entrelaçada no conto, houve muitas adaptações de filmes e seriados que também tinham como tema principal o suspense criminalístico.


Imagens:


Montresor e Fortunato



Arte conceitual destacando Edgar Allan Poe 


Revista em quadrinhos do "Barril de Amontillado"


Nenhum comentário:

Postar um comentário